segunda-feira, julho 16, 2007

Corrente do Bem - 5 Livros !

É o seguinte,
O Wanderley do blog Espaço Lumiere,me indicou para esta corrente que se dedica a passar adiante o hábito da leitura.
A idéia é indicar 5 obras literárias que fazem a cabeça do blogueiro e passar a responsabilidade adiante,ou seja,para outra pessoa indicar mais 5 livros.
Aí vão os 5 que fazem a minha cabeça:




05 - Olga (Fernando Morais): Foi uma experiência, Meu Deus !! Foi em 1998, tudo que eu precisava era compreender perfeitamente a história dessa intensa personagem e apresentar um seminário baseado no meu entendimento sobre o período histórico narrado. Mas eu não esperava os efeitos colaterais. Fiquei espantado com a sensibilidade do texto do Fernando e apaixonado com a incrível história de vida dessa mulher extraordinária. Infelizmente, o livro foi vítima de uma das mais absurdas adaptações cinematográficas....



04 - Dom Casmurro (Machado de Assis): O primeiro livro que te arranca uma lágrima sincera é inesquecível. Machado ocupou por muito tempo o posto de meu escritor preferido, sendo "Dom Casmurro" o segundo livro que eu mais reli na vida. Narrativa dúbia perfeita ! Indispensável sempre.









03 - Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides): Comprei o livro por causa do filme, e me surpreendi tanto ! Qual o motivo? Por que tanta melancolia? Elas tinham tudo, viram tudo... Um texto seco e poético sobre as tristes consequências do "American way of life"....
Doce, alegre, adolescente, dramático e trágico...





02 - Lavoura Arcaica (Raduan Nassar): "Foi assim que Ana tomou de assalto a minha festa..." e eu senti Ana em cada palavra, em cada passo da dança imaginada... poesia,melancolia, raiva, dor, fúria.... "Era Ana a minha fome.era Ana a minha enfermidadeera Ana a minha loucuraera Ana o meu respeito,era Ana a minha lâmina,Era Ana o meu arrepio, o meu sopro,era Ana o meu assédioera eu o irmãp acometido,era eu o irmão exasperado,o irmão de cheiro virulento,que tinha na pele a gosma de tantas lesmas e a baba derramada do demo."


Leia o livro, veja o filme e escute a trilha sonora....




01 - Rio Subterrâneo (O. G. Rêgo de Carvalho): sem foto e sem comentários. O melhor livro para sempre ! "Lucínio e Helena miravam a vastidão das águas, confusas dentro da neblina. Iam silenciosos: ele, a evocar a insônia da noite precedente, cheia de mistérios e dúvida, e ela absorta na contemplação das espumas, como se visse os buraquinhos de Joana na parede - uma corrente secreta, viscosa, assim um rio subterrâneo: ágido, escuro e aterrador".





_____________________________________________

Passando a corrente para:
Raimundo Neto: http://agentesempretenta.blogspot.com/
Ruy Sampaio: http://www.juicebox.blogger.com.br/
Ju: http://azaroseuquerida.wordpress.com/
Vinícius Pereira: http://blogdovinicius.wordpress.com//
Matheus Pannebecker: http://cinema2007.wordpress.com/






Obs: uma pena não ter espaço para: "O Perfume" (Patrick Süskind), "Budapeste" (Chico Buarque), "A Imortalidade" (Milan Kundera), "O Colecionador" (John Fowles), "Sol Nascente" (Michael Crichton)... enfim!

7 comentários:

Wanderley Teixeira disse...

Dos q citou li Olga e Dom Casmurro.Naum gosto muito da literatura do Machado de Assis,mas o Olga é de fato um livro a se destacar.A adaptação para o cinema foi algo frustrante e pensar q antes de cair nas mãos do Jayme Monjardim o Luís Fernando Carvalho(Lavoura Arcaica,Os Maias e Hoje é dia de Maria) foi cogitado para adaptar o livro com Patrícia Pillar como a personagem título.Iria sair muito melhor!
Só vi o filme Lavoura Arcaica de Luís Fernando Carvalho e é excelente,essa personagem da Simone Spoladore é excelente.O filme é uma experi~encia fora do comum!

Anônimo disse...

Puxa, Gustavo, já participei da corrente e infelizmente não posso passá-la pra frente novamente, mas valeu por me citar. Sua lista está excepcional, até porque sou muito fã de literatura nacional. Só li "Dom Casmurro" (que por sinal está em minha lista), realmente inesquecível (e indispensável). Tenho muita vontade de ler "As Virgens Suicidas" e especialmente "Olga" (pra entender porque o filme foi tão ruim).

Abraço!

Anônimo disse...

http://azaroseuquerida.wordpress.com/2007/07/17/the-book-is-on-the-table/

tá no ar.

Alex Gonçalves disse...

De todos (e poucos) os livros que li até o instante, infelizmente nenhum dos cinco eu tive tempo para ler. Uma ótima seleção, mas tentaria dar espaço para o excelente romance "O Perfume".

Anônimo disse...

Dos que vc citou, sou doido pra ler Olga (o filme, realmente, é uma droga!). Fico com Lavoura Arcaica, meu preferido. A lista que você colocou na observação é fantástica: O Perfume (viu o filme? é ótimo), Budapeste e O Colecionador (esse tem filme também, quem faz o sequestrador é o Terrence Stamp, o capitão Zod do Superman 2. Também muito boa a adaptação!). E, lógico, como nuca consigo deixar de lado minhas sugestões quando falo de literatura, recomendo: O Livro dos Sonhos (de Jack Kerouac), O Físico (de Noah Gordon), O Mundo de Sofia (de Josteein Gaardner) e Bodas de Sangue (peça de Federico García Lorca).

(http://claque-te.blogspot.com): Últimos Dias, de Gus Van Sant.

Raimundo Neto disse...

Eu vou participar da corrente!
Só preciso de... tempo?

Valeu pela indicação!

Alma disse...

Muito bom conhecer esse blog.
por coincidência morei aí em Teresina muito tempo, apesar de ser paulista e hoje em dia viver na Holanda.
Parabéns pelo blog e pelos livros.
Abraço,
Fernando