É o seguinte,
O Wanderley do blog
Espaço Lumiere,me indicou para esta corrente que se dedica a passar adiante o hábito da leitura.
A idéia é indicar 5 obras literárias que fazem a cabeça do blogueiro e passar a responsabilidade adiante,ou seja,para outra pessoa indicar mais 5 livros.
Aí vão os 5 que fazem a minha cabeça:
05 -
Olga (Fernando Morais): Foi uma experiência, Meu Deus !! Foi em 1998, tudo que eu precisava era compreender perfeitamente a história dessa intensa personagem e apresentar um seminário baseado no meu entendimento sobre o período histórico narrado. Mas eu não esperava os efeitos colaterais. Fiquei espantado com a sensibilidade do texto do Fernando e apaixonado com a incrível história de vida dessa mulher extraordinária. Infelizmente, o livro foi vítima de uma das mais absurdas adaptações cinematográficas....
04 -
Dom Casmurro (Machado de Assis): O primeiro livro que te arranca uma lágrima sincera é inesquecível. Machado ocupou por muito tempo o posto de meu escritor preferido, sendo "Dom Casmurro" o segundo livro que eu mais reli na vida. Narrativa dúbia perfeita ! Indispensável sempre.
03 -
Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides): Comprei o livro por causa do filme, e me surpreendi tanto ! Qual o motivo? Por que tanta melancolia? Elas tinham tudo, viram tudo... Um texto seco e poético sobre as tristes consequências do "
American way of life"....
Doce, alegre, adolescente, dramático e trágico...
02 -
Lavoura Arcaica (Raduan Nassar): "
Foi assim que Ana tomou de assalto a minha festa..." e eu senti Ana em cada palavra, em cada passo da dança imaginada... poesia,melancolia, raiva, dor, fúria.... "
Era Ana a minha fome.era Ana a minha enfermidadeera Ana a minha loucuraera Ana o meu respeito,era Ana a minha lâmina,Era Ana o meu arrepio, o meu sopro,era Ana o meu assédioera eu o irmãp acometido,era eu o irmão exasperado,o irmão de cheiro virulento,que tinha na pele a gosma de tantas lesmas e a baba derramada do demo."
Leia o livro, veja o filme e escute a trilha sonora....
01 -
Rio Subterrâneo (O. G. Rêgo de Carvalho): sem foto e sem comentários. O melhor livro para sempre ! "
Lucínio e Helena miravam a vastidão das águas, confusas dentro da neblina. Iam silenciosos: ele, a evocar a insônia da noite precedente, cheia de mistérios e dúvida, e ela absorta na contemplação das espumas, como se visse os buraquinhos de Joana na parede - uma corrente secreta, viscosa, assim um rio subterrâneo: ágido, escuro e aterrador".
_____________________________________________
Passando a corrente para:
Raimundo Neto:
http://agentesempretenta.blogspot.com/Ruy Sampaio:
http://www.juicebox.blogger.com.br/Ju:
http://azaroseuquerida.wordpress.com/Vinícius Pereira:
http://blogdovinicius.wordpress.com//Matheus Pannebecker:
http://cinema2007.wordpress.com/Obs: uma pena não ter espaço para: "O Perfume" (Patrick Süskind), "Budapeste" (Chico Buarque), "A Imortalidade" (Milan Kundera), "O Colecionador" (John Fowles), "Sol Nascente" (Michael Crichton)... enfim!